Hoje ( pois foi hoje… não foi ontém nem no ano passado ) , saí de casa com uma necessidade inultrapassável… atestar o depósito da minha viatura com gasóleo.

Estava eu ainda meio a dormir a olhar para o contador de litros da bomba de gasolina, entretido a apreciar a velocidade a que o Euros aumentavam, quando a minha mente resolveu começar a fazer cálculos matemáticos…

1 litro x 1.058€= 1.058€ , tudo bem… já não me lembro da ultima vez que  necessitei de levar uma garrafa de litro e meio até á bomba para abastecer 1 litro

 10 litros x 1.058€= 10.58€… ok até aqui tudo bem… mas quando deparei com

12 litros x 1.058€= 12,696 € ???? calma… eles vão te cobrar 12.69€…

( não devia ter me deitado tão tarde… tenho tendencia a confundir-me nas manhãs seguintes)

Entretanto acabei de atestar o depósito e deparei com 51 litros … e um total de 53,96€ a pagar…

Saquei do telemovel (para ter a certeza da conta que estava a fazer e, não é que  o resultado foi 51 litros x1.058€=53.958€

Ora bem… se não me engano, a suposta liberalização era com o intuito de nos favorecer…

Esquecendo os acordos entre as petroliferas e todo o seu Lobby, qual é a necessidade de me cobrarem mais 0.002€ doque o suposto?

Fiz me burro e decidi arranjar confusão na bomba de gasolina ( coitada da rapariga brasileira que estava na caixa). Após lhe ter explicado o meu raciocinio, perguntei-lhe se sabia como iria dar o troco, eu não estava disposto a pagar mais 1 cêntimo doque o devido, nem tão pouco admitia que o arredondamento fosse feito para cima e não para baixo.

Claro está, como bons portugueses que somos o Sr. que estava na fila disse logo que eu tinha razão e sacou do seu telemovel para fazer os seus calculos tambem…

Impagável a confusão gerada, um puxa outro e com isto tudo já eramos 4 pessoas a reclamar 0.02 € cada.

Acabei por dizer á senhora que tinha de esclarecer esta situação até á proxima vez que eu voltasse a necessitar de atestar o meu depósito.

Em conclusão, independentemente de todos aqueles que o arredondamento é feito para baixo ( isto é, se o valor final terminar em 0.004€ ou inferior, arredonda para a casa décimal inferior) em cada 5 pessoas que tenham o infortunio de ter um valor final de 0.008€ aqueles senhores estão a sacar do nosso bolso 0.01€ ora 1 cêntimo pode não ser muito, mas no meu tempo eram 2$00.

Isto tudo só para dizer que este deve ser considerado como um roubo consentido.