Calculo que vá contra alguns leitores, mas tentem compreender aquilo que durante anos não foi feito no nosso País.

Práticamente todos os funcionários do sector privado são constantemente avaliados pelos seus superiores, seja pelo desempenho, cumprimento de objectivos, produtividade, volume de vendas, entre outras. Os professores deste país estão indignados por serem avaliados, pelo seu desempenho, cumprimento de objectivos e metas fixadas.

Estou certo e seguro que qualquer dos professores que se encontra no ensino privado são constantemente avaliados, estando sempre em risco o seu emprego, caso não desempenhem as suas funções como são solicitadas – Exactamente como qualquer funcionário do sector privado.

Pela primeira vez, pelo menos que me recorde os Srs. Docente vão se manifestar a um SÁBADO, para não prejudicarem os seus alunos e respectivos pais, tentando de uma forma carinhosa contar com o apoio dos encarregados de educação.

Meus Senhores, quando se preocuparam com isso? Qual é o medo de serem avaliados? Será que não tem desempenhado as vossas funções de forma correcta?

Talvez não, talvez como não conseguem cumprir com o definido para o ano lectivo, digam aos vossos alunos – estudem da página X á página Y, eu sei que não demos a matéria mas sai no proximo teste.

Como é óbvio voçês só tem 1 Mês de férias por ano, trabalham 12 horas por dia, fazem greves quando vos apetece, de preferência antes ou imediatamente a seguir a um fim-de semana.

São voçês os ditos responsáveis pelo futuro da educação no nosso país? Ou serão voçês os responsáveis pela necessidade constante de se tentar melhorar o sistema educativo em Portugal?

Posso estar em desacordo com muitas posturas do nosso actual governo, mas esta não é uma delas.

Esforçem se mais, dediquem-se á vossa profissão.

Se hoje ouvi um Professor dizer na TSF que há anos que não ouve um pai dizer ao seu filho que ele deveria seguir a carreira de professor, parece me a mim que os exemplos que eles tem não serão os que qualquer pai deseja para o futuro dos seus filhos.

Para aqueles amanhã decidam ir á manifestação deixo-vos aqui ( eventualmente ainda não leram) a página onde podem ler o resumo do Novo sistema de avaliação de desempenho de professores   bem  como o  Decreto Regulamentar n.º 2/2008.

Comigo não contém, e mais vos digo, tenho pena que os Encarregados de educação não entrem nesse processo, pois estou certo que muitos de vós deixam a outros como eu dificuldades para o futuro dos nossos filhos.