Joe Satriani, com uma carreira invejável como guitarrista, um virtuoso na arte de produzir melodias com a guitarra ( quem não se lembra de Surfing with the Alien)  vários concertos na companhia de Steve Vai e Eric Johnson – G3, com uma carreira nos dias de hoje em decadencia, aparentemente “descobriu” que os ColdPlay no seu grande êxito de 2008 ” Viva la Vida”plagearam uma musica sua de 2004 ” If I Could Fly” .

Na minha opinião, muito modesta, deixem que vos diga  não acredito na existencia de um guitarrista que se preze que não conheça o trabalho de Joe Satriani.

Aparentemente os Britanicos fizeram um “copy paste” da musica de Satriani directamente para as suas pautas ( isto diz ele).

No entanto parece que o proprio Satriani fez o mesmo com Los Enanitos relativamente a uma musica de 2002 “Amores Lejanos” (isto digo eu!).

Não querendo entrar (pouco) em polémicas vou vos deixar no final os três titulos para decidirem, mas se me falassem de inspiração até acreditava, mas plágio? parece um pouco forte, é certo que existem semelhanças entre as 3 musicas, mas se virmos bem tambem se assemelham a alguns acordes de Santana ou a Jimmy Endrix… Xiii… daqui a pouco estou a meter Mozzart ao barulho…

Pois é… práticamente tudo está inventado, o retro está na moda, e por mais que se queira as melodias vão nos ficando no ouvido e podemos até já ter ouvido algo e ao tentar produzir alguma coisa, inconscientemente acabamos por bater em pontos que outros já o fizeram.

Posso até aceitar que exista essa influencia na musica dos ColdPlay mas esse senhor deveria era estar agradecido aos ColdPLay por fazerem comque se voltasse a ouvir as musicas  ( Viva os anos 80), até mesmo encantado por ser uma influencia para esta nova geração, mas a forma com está a proceder mais parece que quer a sua Reforma antecipada aos 52 anos de idade.

Garanto-vos que adoro Satriani ( para quem esteve presente uma das musicas do meu casamento foi por pedido meu Surfing with alien de Joe Satriani), mas tambem gosto ( e não tenho vergonha de dizer) de ColdPLay.

Ah… é verdade, o Sr, Satriani exige na sua acção em tribunal, todos os lucros enerentes da musica “viva la vida”.

Por outro lado, consta que os ColdPlay mandaram o Joe ” ir passear” quando este tentou encontrar um acordo sobre o assunto.

A Nomeação para um Gremmy da dita musica e a eventualidade de vir a ser considerada uma das melhores (senão a melhor) musicas do ano certamente despertaram algum sentimento menos “cristão” na alma do Sr. Satriani.

Nunca Satriani consequiu um exito tão grande como os ColdPlay e talvez tenha visto nesta a sua oportunidade de ver algo seu nos TOP’s.

Por outro lado, acho muito estranha toda esta moda de odear “ColdPLay” , não há nada a dizer sobre a sua musica. tenho a certezaque existe muito boa gente que não gosta de outros grupos, mas dai a andarem a dizer mal deles a torto e a direito, só demonstra que de facto devem ser bons, pena é que não o sejam capazes de o aceitar.

Deixo vos aqui os tres titulos, tirem as vossas conclusões, tenho curiosidade em ler as vossas criticas, quer sejam contra ou a favor de qualquer dos lados.

COLDPLAY – “Viva La Vida”

JOE SATRIANI – If i could fly

ENANITOS VERDES  – Frances Limon

Como podem ver existem imensas semelhanças entre as 3 …

Será que tambem Satriani copiou? ou será tudo uma coincidência?